sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Sonhos Lúcidos


Em 1867, o escritor francês Léon d'Hervey de Saint-Denys, ao publicar seu livro intitulado "Les Rêves et les Moyens de les Diriger", discorreu sobre os sonhos lúcidos. Mais tarde, já no século XX, o psicólogo Stephen LaBerge definiu este tipo de sonho como o ato de se estar "sonhando enquanto sabemos que estamos sonhando".
Não sei quanto ao(à) leitor(a), mas eu já tive sonhos lúcidos. A sensação é fantástica na maioria das vezes. Outra experiência muito interessante é o sonhar acordado. E mais interessante ainda é um sonho lúcido acordado!

Hoje pela manhã eu estava deitado numa mureta, terminando de ler um livro, quando então decidi abaixar o livro para descansar. Foi então que me deparei com uma cena banal, (esta, que ilustra a página) mas que me chamou muito atenção e me fez querer uma outra vida. Uma vida digamos assim, idealizada. Não sei dizer ao certo se sonhei acordado, mas a idealização era tão grande e a vontade tão intensa que me pareceu um sonho; um sonho lúcido, e claro controlado apenas por mim. A idealização se ambientava num lugar qualquer aqui no Sul do Brasil, onde a vida seria tranquila com bons amigos e porque não bons familiares, num dia qualquer... Tudo muito pacato, ao vento tranquilo que balança o lençol no varal e à sombra da copa da árvore. Me senti calmo, gratificado. Voltei a mim e decidi tirar a foto que pode ser vista ao lado.
Imagine esta cena ao som de alguma banda ou cantor de rock relaxante; Sabonetes, Bob Dylan ou Mutantes. Excelente! Essas idealizações superam a realidade em muito, gosto delas, e aposto que muitos também as preferem em alguns momentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário